top of page

ūü•á Estes s√£o os insetos mais venenosos do Brasil

Atualizado: 25 de out.




Essas criaturas surgiram h√° milh√Ķes de anos e apresentam uma diversidade not√°vel em termos de tamanhos, formatos e colora√ß√Ķes. Elas habitam tanto ambientes aqu√°ticos quanto terrestres, e algumas s√£o at√© capazes de sobreviver a temperaturas extremamente baixas. Existem milhares de esp√©cies desses seres no mundo, com a maioria delas sendo encontrada em ambientes terrestres. Notavelmente, algumas dessas criaturas s√£o as √ļnicas entre os invertebrados que t√™m a habilidade de voar. Estamos falando dos "insetos".


√Č crucial adquirir conhecimento sobre essas criaturas, uma vez que algumas delas representam amea√ßas tanto para os seres humanos quanto para os animais. Assim, podemos agir com precau√ß√£o e responsabilidade em rela√ß√£o √† natureza e ao ecossistema. O Perito Animal apresenta um artigo detalhando os insetos mais venenosos no Brasil.


Artrópodes


Os artr√≥podes, animais com corpos invertebrados e articulados, abrigam uma variedade de esp√©cies, e entre elas, os insetos mais not√≥rios incluem moscas, mosquitos, vespas, abelhas, formigas, borboletas, lib√©lulas, joaninhas, cigarras, baratas, cupins, gafanhotos, grilos, tra√ßas, besouros e muitos outros. Algumas das esp√©cies invertebradas mencionadas est√£o entre os insetos mais perigosos do planeta. Todos os insetos compartilham a estrutura corporal b√°sica, com cabe√ßa, t√≥rax, abd√īmen, um par de antenas e tr√™s pares de patas, embora nem todos possuam asas.


Insetos mais venenosos no Brasil


No Brasil, alguns dos insetos mais perigosos s√£o conhecidos do p√ļblico, mas nem todos t√™m conhecimento sobre quais esp√©cies s√£o mais nocivas para humanos e animais. Esta lista inclui as formigas lava-p√©s, as abelhas Apis mellifera, o Triatoma infestans, comumente chamado de barbeiro, e os mosquitos.


Mosquitos


Surpreendentemente, os mosquitos são os insetos mais perigosos não apenas no Brasil, mas também em todo o mundo. Eles atuam como vetores de doenças e proliferam rapidamente. Alguns dos mosquitos mais conhecidos incluem o Aedes aegypti, Anopheles spp. e o Mosquito Palha (Lutzomyia longipalpis). O Aedes aegypti é responsável por transmitir doenças como dengue, chikungunya e febre amarela. Importante lembrar que, em áreas florestais, a febre amarela pode ser transmitida também pela espécie Haemagogus spp.


O Anopheles spp. é o vetor da malária e da elefantíase (filariose) e é popularmente conhecido no Brasil como mosquito-prego. Muitas dessas doenças se tornaram epidemias globais, e esforços contínuos são feitos para combater sua disseminação.


O Lutzomyia Longipalpis, popularmente conhecido como Mosquito Palha, é responsável por transmitir a leishmaniose visceral canina, que também é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida a seres humanos e outros animais, além de cães.


Formiga lava-Pés


Existem no Brasil mais de 2.500 esp√©cies de formigas, e entre elas, a Solenopsis saevissima, conhecida como formiga lava-p√©s, recebe o apelido de "formiga de fogo" devido √† sensa√ß√£o de queimadura que suas picadas causam. Esses insetos s√£o considerados pragas urbanas, causando danos na agricultura e representando riscos para a sa√ļde de animais e humanos. As formigas lava-p√©s costumam construir seus ninhos em locais como gramados, jardins, quintais e at√© dentro de caixas de fia√ß√£o el√©trica. Seu veneno pode ser fatal para pessoas al√©rgicas, causando infec√ß√Ķes secund√°rias, v√īmitos e choque anafil√°tico, entre outros sintomas.


Abelha Assassina


A abelha africanizada, também chamada de abelha assassina, é uma subespécie de Apis mellifera, resultante do cruzamento de abelhas africanas com abelhas europeias e italianas. Conhecidas por sua agressividade, são mais defensivas do que qualquer outra espécie de abelha. Quando se sentem ameaçadas, atacam e podem perseguir uma pessoa por mais de 400 metros, picando repetidamente, o que levou à morte de diversas pessoas e animais.


Barbeiro


O Triatoma infestans, chamado de Barbeiro no Brasil, é comum em alguns países da América do Sul e geralmente habita em casas, principalmente as de madeira. A maior ameaça desse inseto é sua capacidade de transmitir a doença de Chagas. Assim como os mosquitos, o barbeiro é hematófago, alimentando-se de sangue. Tem uma vida longa, vivendo de um a dois anos, é noturno e costuma atacar suas vítimas enquanto estão dormindo. A doença de Chagas é uma infecção parasitária que afeta o sistema cardiovascular, e seus sintomas podem levar anos para se manifestar; se não tratada, pode ser fatal.


Insetos mais venenosos do mundo


A lista dos insetos mais venenosos do mundo inclui tr√™s esp√©cies de formigas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas e o barbeiro. Alguns desses insetos perigosos s√£o encontrados no Brasil, conforme mencionado anteriormente. A formiga da esp√©cie Paraponera clavata, chamada de formiga cabo verde, impressiona devido ao tamanho gigante, chegando a medir 25 mil√≠metros, e sua picada √© considerada a mais dolorosa do mundo. A formiga lava-p√©s, mencionada anteriormente, e a formiga Dorylus wilverthi, conhecida como formiga-motorista, origin√°ria da √Āfrica, vivem em col√īnias com milh√Ķes de membros, sendo a maior formiga do mundo, atingindo at√© cinco cent√≠metros.


Os mosquitos, como já mencionado, estão no topo da lista devido à sua presença em grande quantidade e distribuição global. São hematófagos, alimentando-se de sangue, e

embora um mosquito possa infectar apenas uma pessoa, sua reprodução numerosa permite que carreguem várias doenças e infectem muitas pessoas.


A vespa gigante asi√°tica, tamb√©m conhecida como vespa mandarina, √© temida tanto por seres humanos quanto por abelhas. Esse inseto √© um predador de abelhas e pode dizimar uma colmeia em quest√£o de horas. Nativa do leste asi√°tico, tamb√©m √© encontrada em regi√Ķes tropicais. A picada da vespa mandarina pode levar √† insufici√™ncia renal e at√© mesmo √† morte.


Além dos insetos mencionados, as abelhas assassinas e o barbeiro também fazem parte da lista dos insetos mais venenosos do mundo, conforme já discutido. Existem outros insetos que não figuram na lista, alguns devido à falta de estudos e outros por serem desconhecidos pelos seres humanos.


Insetos urbanos mais perigosos


Dentre os insetos mencionados, todos podem ser encontrados em ambientes urbanos, mas os mosquitos e as formigas s√£o os mais perigosos e, muitas vezes, passam despercebidos. No caso dos mosquitos, √© crucial adotar medidas preventivas, como evitar o ac√ļmulo de √°gua, vacina√ß√£o e outros cuidados domiciliares.


Insetos mais perigosos na Amaz√īnia


Na Amaz√īnia, os mosquitos continuam sendo os insetos mais perigosos devido ao clima √ļmido que favorece sua prolifera√ß√£o. Dados de institui√ß√Ķes de vigil√Ęncia sanit√°ria revelam que a regi√£o registrou mais de dois mil casos de mal√°ria em 2017.


Insetos mais perigosos para os seres humanos


Todos os insetos citados representam ameaças e podem ser mortais, dependendo da intensidade do ataque e da falta de tratamento para doenças transmitidas. Portanto, todos esses invertebrados são prejudiciais, tanto para animais quanto para seres humanos, mas é preciso ter especial atenção a abelhas e mosquitos.



Livre-se das Pragas

Para proteger voc√™ e a sua fam√≠lia √© s√≥ contar com a ECOMAXI! Somos uma empresa especializada em dedetiza√ß√£o rj de diversas pragas urbanas, como aranhas, ratos, cupins, entre outras. Utilizamos m√©todos eficazes e produtos modernos para combater as pragas, al√©m de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato conosco e saiba como poderemos defender seu patrim√īnio das terriveis centop√©ias.



Links √ļteis:


Limpeza de caixa d’água rj


Dedetização Rj, Dedetização Rj contra cupins, Dedetização Rj contra baratas, desratização rj

bottom of page