top of page

ūü•á Por qu√™ os insetos voam ao redor da luz?

Atualizado: 26 de out.

Se voc√™ reside no Brasil (ou em outro pa√≠s de clima tropical), certamente j√° testemunhou a presen√ßa de in√ļmeros insetos voando em torno de fontes de luz, como postes de ilumina√ß√£o ou mesmo dentro de sua casa quando, porventura, deixa a janela aberta. No entanto, j√° parou para se questionar o que leva esses animais a agirem dessa maneira? A resposta a essa pergunta pode fazer com que voc√™ pense duas vezes antes de tentar elimin√°-los.


UM COMPORTAMENTO TR√ĀGICO


A história por trás do comportamento dos insetos que circundam a luz é, de certa forma, triste, e a explicação está relacionada a uma simples alteração de seu comportamento natural.


Insetos noturnos, como mariposas e siriris (tamb√©m conhecidos como "sara-r√°s" e "aleluias" em diferentes regi√Ķes do pa√≠s), costumam sair √† noite em busca de alimento e utilizam a luz da lua para se orientar e retornar ao seu lar. No entanto, ao se depararem com √°reas urbanas, entram em contato com a ilumina√ß√£o el√©trica, que causa confus√£o para essas criaturas. A luz el√©trica √© muito mais brilhante e intensa do que a luz da lua, que est√° distante. Isso chama a aten√ß√£o dos insetos, levando-os a se aproximar da fonte de luz na esperan√ßa de que ela os ajude a encontrar o caminho de volta para casa.


Apesar de seu instinto indicar que deveriam se guiar pela luz lunar, a intensidade da energia el√©trica se revela irresist√≠vel para esses animais. √Ä medida que se aproximam da luz, eles ficam tontos devido √† intensidade e come√ßam a voar de forma desordenada at√© colidirem com a l√Ęmpada, resultando em sua morte.


OS PERIGOS DESSE COMPORTAMENTO


Para os insetos, os perigos s√£o evidentes: a desorienta√ß√£o e o choque com a l√Ęmpada podem levar √† sua morte.


Para os seres humanos, os perigos est√£o presentes, embora nem sempre sejam t√£o √≥bvios quanto para os insetos. Um dos principais riscos de permitir que insetos como o siriri voem ao redor de nossas l√Ęmpadas √© que, al√©m do inc√īmodo que causam, esses insetos perdem suas asas em algum momento e caem no ch√£o. Ap√≥s a queda, seu instinto natural √© procurar abrigo e iniciar uma col√īnia. Com o tempo, esses insetos se transformam em cupins, se reproduzem, criam uma col√īnia e podem causar danos significativos √† sua casa sem que voc√™ perceba at√© que seja tarde demais.


COMO EVITAR ISSO?


Para evitar problemas como os mencionados acima, a melhor atitude que você pode tomar, tanto em seu próprio interesse quanto para o bem dos animais, é apagar luzes desnecessárias durante os períodos mais quentes do ano. Se precisar manter as luzes internas acesas, mantenha as janelas fechadas para impedir que os animais sejam atraídos pela luz que emana de sua casa. Se precisar ventilar a casa para enfrentar o calor, considere instalar janelas de duas folhas, que têm uma parte com vidro e outra parte vazada para permitir a circulação de ar. Além disso, o uso de ar condicionado costuma afastar os insetos.


Se voc√™ j√° enfrenta problemas com a presen√ßa de siriris que criaram col√īnias em sua casa, o melhor a fazer √© contatar a ECOMAXI. Somos uma empresa com vasta experi√™ncia de mercado e estamos prontos para ajud√°-lo no que for necess√°rio.



Livre-se das Pragas

Para proteger voc√™ e a sua fam√≠lia √© s√≥ contar com a ECOMAXI! Somos uma empresa especializada em dedetiza√ß√£o rj, descupiniza√ß√£o rj de diversas pragas urbanas, como aranhas, ratos, cupins, entre outras. Utilizamos m√©todos eficazes e produtos modernos para combater as pragas, al√©m de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato conosco e saiba como poderemos defender seu patrim√īnio.



Links √ļteis:


Limpeza de caixa d’água rj


Dedetização Rj, Dedetização Rj contra cupins, Dedetização Rj contra baratas, desratização rj

bottom of page