top of page

ūü•á Qual o correto? Dedetizar ou detetizar?

Atualizado: 26 de out. de 2023



A grafia correta da palavra √© "dedetizar", com "d" na segunda s√≠laba: de-de-ti-zar. A forma "detetizar", com "t" na segunda s√≠laba, embora seja amplamente usada, est√° incorreta. O verbo "dedetizar" refere-se √† a√ß√£o de aplicar pesticidas para a elimina√ß√£o de insetos prejudiciais, sendo sin√īnimo de "desinsetizar".


A confusão entre "dedetização" e "detetização" existe há muito tempo, e muitas vezes a diferença entre os significados da palavra passa despercebida.


No entanto, de acordo com o dicionário Aurélio, a forma correta para se referir à aplicação de inseticidas é "dedetizar". A palavra "dedetização" tem origem no pesticida Dicloro Difenil Tricloroetano, popularmente conhecido como DDT, que foi amplamente utilizado após a Segunda Guerra Mundial e posteriormente proibido devido à sua alta toxicidade.


Com o tempo, o termo "dedetiza√ß√£o" passou a ser utilizado de forma geral para descrever a aplica√ß√£o de qualquer subst√Ęncia semelhante, da mesma forma como acontece com marcas que se tornam sin√īnimos de produtos espec√≠ficos, como "Bombril", "Gillette" ou "Coca-Cola".


Existem termos mais recentes associados a m√©todos modernos de controle de pragas, como "desinsetiza√ß√£o" ou "desinfesta√ß√£o com inseticidas". Esses m√©todos utilizam subst√Ęncias permitidas por lei para eliminar pragas.


Existem diversas modalidades de desinsetização, que variam de acordo com os pesticidas, armadilhas e venenos utilizados, bem como com o objetivo da ação, que pode ser voltado para a eliminação de insetos, ratos, artrópodes, aranhas e até pombos.


Livre-se das pragas com a ECOMAXI


Para proteger você e a sua família é só contar com a ECOMAXI! Somos uma empresa especializada em dedetização de diversas pragas urbanas, como aranhas, ratos, cupins, entre outras. Utilizamos métodos eficazes e produtos modernos para combater as pragas, além de profissionais especialistas no assunto.

Entre em contato conosco e saiba como poderemos defender sua casa das terríveis aranhas.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page