top of page

ūü•á Quais madeiras os cupins n√£o comem?

Atualizado: 26 de out.



Certamente voc√™ j√° deve ter ouvido a afirma√ß√£o de que os cupins t√™m avers√£o a madeiras amargas e extremamente duras, como a peroba, mas a realidade por tr√°s disso √© um pouco diferente. A verdade √© que alguns materiais s√£o naturalmente mais resistentes ao ataque dos cupins, o que significa que, em um ambiente onde v√°rias op√ß√Ķes est√£o dispon√≠veis, os cupins podem optar por come√ßar o ataque naquilo que √© mais acess√≠vel e f√°cil de consumir. Portanto, se houver a escolha entre uma pe√ßa de peroba e uma de pinho, √© muito prov√°vel que o pinho seja o alvo inicial do ataque.


Para evitar a presen√ßa dessas pragas e proteger suas estruturas de madeira, a ECOMAXI oferece algumas orienta√ß√Ķes e medidas de precau√ß√£o que voc√™ pode adotar:


1. Escolha de Madeiras Resistentes: Opte por espécies de madeira que tenham uma boa resistência natural contra cupins ou que possam ser tratadas com líquidos preservativos.


2. Medidas de Prevenção: Tome medidas preventivas para minimizar a probabilidade de ataques de cupins.


Além dessas diretrizes, aqui estão algumas outras medidas práticas que você pode adotar:


- Instale Telas de Prote√ß√£o: Coloque telas de prote√ß√£o nas janelas da sua casa para evitar que os insetos entrem. Durante o per√≠odo de reprodu√ß√£o, os cupins alados voam em busca de locais com as condi√ß√Ķes ideais de temperatura e umidade para estabelecer um novo ninho. Em dias chuvosos, n√£o s√≥ os cupins, mas tamb√©m muitos outros insetos ficam agitados e come√ßam a voar. Se encontrarem qualquer abertura, podem penetrar na sua casa.


- Escolha Madeiras Resistentes: Prefira utilizar madeiras naturalmente resistentes, como ipê, maçaranduba, peroba, jacarandá e aroeira, entre outras. Além disso, aplique tintas e vernizes nas partes externas de móveis e molduras de quadros para selar quaisquer frestas que possam servir de entrada para os cupins.


- Inspe√ß√£o Regular: Fa√ßa inspe√ß√Ķes peri√≥dicas em seus m√≥veis, portas e janelas de madeira para procurar quaisquer sinais da presen√ßa de cupins. Lembre-se de que essas pragas podem ser muito discretas, ent√£o √© essencial ficar atento.


- Estantes de Livros: Evite o uso de estantes de madeira para guardar livros, pois os cupins podem se alojar entre as páginas sem que você perceba, causando danos tanto à estante quanto aos livros. Prefira estantes de metal.


- Elimina√ß√£o de Objetos de Madeira: Evite acumular caixotes ou outros objetos de madeira em √°reas √ļmidas da sua casa, uma vez que esses itens podem atrair cupins. √Č importante lembrar que √°rvores e ra√≠zes de √°rvores cortadas tamb√©m podem servir de alimento e abrigo para essas pragas.


- Dedetização Profissional: Caso se depare com uma infestação de cupins, é aconselhável contratar uma empresa especializada em dedetização. Geralmente, esses serviços são eficazes no controle e prevenção de cupins por um período significativo.


Com a ado√ß√£o dessas medidas de precau√ß√£o, voc√™ poder√° proteger suas estruturas de madeira e prevenir infesta√ß√Ķes de cupins de maneira eficaz.



Livre-se das Pragas

Para proteger voc√™ e a sua fam√≠lia √© s√≥ contar com a ECOMAXI! Somos uma empresa especializada em dedetiza√ß√£o rj, descupiniza√ß√£o rj de diversas pragas urbanas, como aranhas, ratos, cupins, entre outras. Utilizamos m√©todos eficazes e produtos modernos para combater as pragas, al√©m de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato conosco e saiba como poderemos defender seu patrim√īnio das terriveis centop√©ias.



Links √ļteis:


Limpeza de caixa d’água rj


Dedetização Rj, Dedetização Rj contra cupins, Dedetização Rj contra baratas, desratização rj

bottom of page