top of page

ūü•á Mosquitos: Aumenta contrata√ß√£o particular de fumac√™ no Rio.

Atualizado: 25 de out.



O receio da população em contrair doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, responsável por enfermidades como zika, dengue e chikungunya, tem aumentado a demanda por serviços de controle de pragas no Rio de Janeiro.


Existem várias abordagens para combater essas pragas, incluindo o tratamento de controle de larvas, a aspersão de inseticidas (conhecida como fumacê) e a atomização, que envolve a aplicação de inseticida. O custo médio para contratar o serviço de fumacê é de aproximadamente R$ 400, embora esse valor possa variar de acordo com o tamanho da área a ser tratada. As empresas especializadas também recomendam que o tratamento seja realizado duas a três vezes por semana.


Maria do Carmo Duarte, também conhecida como Tia Carminha, faz parte da comissão de moradores do condomínio Vilage Suzano, localizado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ela relatou que o serviço de fumacê foi contratado após o diagnóstico de dois casos de zika entre os moradores. Segundo ela, o fumacê é aplicado semanalmente, abrangendo todas as ruas do condomínio.


"Nós contratamos o serviço de fumacê por um mês, uma vez por semana. Eles percorrem todas as ruas do condomínio. Já se passou exatamente um mês desde que contratamos, e eles trabalham aqui todas as quartas-feiras. Enviamos um comunicado a todos os moradores para informar que realizaríamos o serviço de fumacê. A decisão foi tomada pela comissão do condomínio depois que dois casos de zika foram identificados entre os moradores. Cada dia de serviço custa R$ 400", explicou Tia Carminha.


Apesar do aumento na procura por esse servi√ßo, a Prefeitura garantiu que continua seus esfor√ßos em todas as regi√Ķes da cidade para combater os mosquitos.


A Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) alertou que o uso indiscriminado de fumac√™ pode causar intoxica√ß√£o em pessoas e danos ambientais, resultando na morte de predadores naturais dos mosquitos, como lib√©lulas e pardais. A SMS tamb√©m esclareceu que a aspers√£o de inseticidas (fumac√™) √© realizada em 325 rotas em toda a cidade.


A Prefeitura do Rio de Janeiro aconselha que, antes de contratar servi√ßos particulares de aspers√£o de inseticida, moradores e s√≠ndicos solicitem uma vistoria dos agentes de Vigil√Ęncia em Sa√ļde por meio do canal 1746, a fim de verificar a necessidade do uso do fumac√™.


√Č importante ressaltar que o fumac√™ representa riscos para a sa√ļde das pessoas, uma vez que o produto utilizado √© t√≥xico, similar a outros produtos de controle de pragas. Embora n√£o tenha efeito residual, durante a aplica√ß√£o, h√° risco de intoxica√ß√£o. Portanto, a Prefeitura destaca a import√Ęncia de seguir a legisla√ß√£o, que exige a notifica√ß√£o pr√©via aos cond√īminos e moradores para que estejam cientes da realiza√ß√£o desse trabalho.



Livre-se das Pragas

Para proteger voc√™ e a sua fam√≠lia √© s√≥ contar com a ECOMAXI! Somos uma empresa especializada em dedetiza√ß√£o rj de diversas pragas urbanas, como aranhas, ratos, cupins, entre outras. Utilizamos m√©todos eficazes e produtos modernos para combater as pragas, al√©m de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato conosco e saiba como poderemos defender seu patrim√īnio das terriveis centop√©ias.



Links √ļteis:


Limpeza de caixa d’água rj


Dedetização Rj, Dedetização Rj contra cupins, Dedetização Rj contra baratas, desratização rj

bottom of page