top of page

ūü•á Febre amarela: Porque devo me preocupar?

Atualizado: 26 de out. de 2023



O governo emitiu um novo alerta enfatizando a import√Ęncia da vacina√ß√£o contra a febre amarela, ap√≥s a suspeita de que dois macacos tenham morrido devido √† doen√ßa. O caso foi registrado em S√£o Paulo, mas outras regi√Ķes do pa√≠s tamb√©m est√£o alertando sobre os riscos da enfermidade.


Esclarecimento: febre amarela


A febre amarela √© uma doen√ßa transmitida por um mosquito vetor. Ela pode afetar tanto humanos quanto macacos. A transmiss√£o ocorre quando um mosquito pica um hospedeiro infectado, adquirindo o micro-organismo causador da doen√ßa e, em seguida, pica outra pessoa, transmitindo a doen√ßa. Importante ressaltar que macacos n√£o transmitem a febre amarela diretamente a seres humanos, o que muitas vezes √© uma das principais d√ļvidas da popula√ß√£o.


No Brasil, o mosquito Haemagogus √© o vetor da febre amarela silvestre, enquanto na forma urbana da doen√ßa, o vetor √© o Aedes aegypti. Na transmiss√£o silvestre, a doen√ßa ocorre quando um mosquito Haemagogus pica um macaco infectado e, em seguida, pica uma pessoa, transmitindo a doen√ßa a esta √ļltima.


Sintomas da Febre Amarela


A febre amarela apresenta sintomas como dores de cabe√ßa, febre, n√°useas e v√īmitos, perda de apetite, dores musculares, olhos amarelados, sangramento na boca, nariz, olhos e est√īmago. A doen√ßa pode afetar √≥rg√£os como o f√≠gado, rins e causar dores abdominais.


Quem Deve Ser Vacinado Contra a Febre Amarela?


Recomenda-se a vacina√ß√£o contra a febre amarela a partir dos seis meses de idade. A vacina tem uma efic√°cia de 95% e come√ßa a fazer efeito cerca de dez dias ap√≥s a primeira dose. A vacina√ß√£o √© recomendada para pessoas com mais de cinco anos, enquanto os idosos devem consultar um m√©dico antes de receber a vacina. A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) tamb√©m faz algumas precau√ß√Ķes, recomendando que pacientes com l√ļpus, c√Ęncer, HIV (devido √† baixa imunidade), mulheres gr√°vidas e pessoas al√©rgicas a gelatina e ovo evitem a vacina√ß√£o.


Medidas de Prevenção e Higienização Contra a Febre Amarela


Uma vez que a doença é transmitida por mosquitos, é fundamental investir na higienização do ambiente, especialmente em residências ou estabelecimentos localizados em áreas rurais. Isso ajuda a evitar a presença de ovos de insetos, sujeira e possíveis bactérias, contribuindo para a prevenção da propagação da febre amarela.



Livre-se das Pragas

Para proteger voc√™ e a sua fam√≠lia √© s√≥ contar com a ECOMAXI! Somos uma empresa especializada em dedetiza√ß√£o rj, descupiniza√ß√£o rj de diversas pragas urbanas, como aranhas, ratos, cupins, entre outras. Utilizamos m√©todos eficazes e produtos modernos para combater as pragas, al√©m de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato conosco e saiba como poderemos defender seu patrim√īnio.



Links √ļteis:



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page