O governo emitiu um novo alerta enfatizando a importância da vacinação contra a febre amarela, após a suspeita de que dois macacos tenham morrido devido à doença. O caso foi registrado em São Paulo, mas outras regiões do país também estão alertando sobre os riscos da enfermidade.
Esclarecimento: febre amarela
A febre amarela é uma doença transmitida por um mosquito vetor. Ela pode afetar tanto humanos quanto macacos. A transmissão ocorre quando um mosquito pica um hospedeiro infectado, adquirindo o micro-organismo causador da doença e, em seguida, pica outra pessoa, transmitindo a doença. Importante ressaltar que macacos não transmitem a febre amarela diretamente a seres humanos, o que muitas vezes é uma das principais dúvidas da população.
No Brasil, o mosquito Haemagogus é o vetor da febre amarela silvestre, enquanto na forma urbana da doença, o vetor é o Aedes aegypti. Na transmissão silvestre, a doença ocorre quando um mosquito Haemagogus pica um macaco infectado e, em seguida, pica uma pessoa, transmitindo a doença a esta última.
Sintomas da Febre Amarela
A febre amarela apresenta sintomas como dores de cabeça, febre, náuseas e vômitos, perda de apetite, dores musculares, olhos amarelados, sangramento na boca, nariz, olhos e estômago. A doença pode afetar órgãos como o fígado, rins e causar dores abdominais.
Quem Deve Ser Vacinado Contra a Febre Amarela?
Recomenda-se a vacinação contra a febre amarela a partir dos seis meses de idade. A vacina tem uma eficácia de 95% e começa a fazer efeito cerca de dez dias após a primeira dose. A vacinação é recomendada para pessoas com mais de cinco anos, enquanto os idosos devem consultar um médico antes de receber a vacina. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também faz algumas precauções, recomendando que pacientes com lúpus, câncer, HIV (devido à baixa imunidade), mulheres grávidas e pessoas alérgicas a gelatina e ovo evitem a vacinação.
Medidas de Prevenção e Higienização Contra a Febre Amarela
Uma vez que a doença é transmitida por mosquitos, é fundamental investir na higienização do ambiente, especialmente em residências ou estabelecimentos localizados em áreas rurais. Isso ajuda a evitar a presença de ovos de insetos, sujeira e possíveis bactérias, contribuindo para a prevenção da propagação da febre amarela.
Livre-se das Pragas
Para proteger você e a sua família é só contar com a ECOMAXI! Somos uma empresa especializada em dedetização rj, descupinização rj de diversas pragas urbanas, como aranhas, ratos, cupins, entre outras. Utilizamos métodos eficazes e produtos modernos para combater as pragas, além de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato conosco e saiba como poderemos defender seu patrimônio.
Links úteis:
Comments